Dicas da nutricionista

12/12/2011

Armazenamento correto dos alimentos

 Armazenamento de alimentos prontos para consumo

Para garantir as boas condições de consumo e evitar a contaminação dos alimentos ou preparações futuramente consumidas, é de fundamental importância que diversos cuidados sejam tomados. Além de ter boa procedência e excelentes condições de higiene durante a manipulação, deve se dar atenção ao armazenamento dos alimentos.

Para esclarecer melhor sobre este assunto segue algumas perguntas e respostas sobre armazenamento de alimentos prontos para o consumo:

1)      Depois de pronto os alimentos podem ficar armazenados em cima do fogão?

Não. O ideal é que esses alimentos sejam armazenados logo após o término da refeição, pois, o rápido resfriamento diminui o risco de contaminação com outros alimentos. Assim, o alimento pronto deverá ter sua temperatura reduzida de 60°C a 10ºC em até duas horas.

2)      Como devo armazenar corretamente os alimentos em minha geladeira ou freezer?

Todos os alimentos devem ser armazenados de preferência em potes plásticos com tampa devidamente limpos, pois o resíduo de alimentos irá contaminar com micro-organismos o alimento.

3)      Depois de prontos, os alimentos podem ser consumidos até quando?

Se esses alimentos estiverem em temperaturas abaixo de 4º C, ou menos, podem ser consumidos em no máximo 03 dias. Se essa temperatura for maior, o tempo deve ser reduzido para garantir as condições higiênico sanitárias.

4)      Como eu devo fazer para descongelar os alimentos?

O descongelamento adequado dos alimentos deve ser feito sobre refrigeração, ou seja, dentro da geladeira, onde a temperatura é baixa, para que não ocorram contaminações e multiplicação dos micro-organismos. Caso necessita fazer o descongelamento rapidamente, pode-se utilizar o forno micro-ondas ou fogão convencional.

Depois de aprender sobre a melhor forma de armazenar os alimentos em casa, não se esqueça que a limpeza e o descongelamento periódicos dos refrigeradores favorecem a melhor conservação dos alimentos, pois, auxiliam na manutenção da higiene e da temperatura.

 

* A Sabor em Pedaço preocupa-se com todos os itens apontados acima. Na loja as frutas manipuladas são armazenadas sob refrigeração, bem como os ingredientes para o preparo das pizzas. Após prontas, as pizzas são conservadas em estufas para manter o sabor e qualidade. Contamos com orientações de profissionais da área para assegurar a higiene alimentar.

Fonte: Portaria 1210 /06; Portaria CVS-6/99; Silva Jr. E. A. Manual do Controle higiênico sanitário em Serviços de Alimentação. Ed. Varela, 2010.

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10/10/2011

Dia das crianças - Adolescente e Alimentação, como melhorar a oferta de frutas?

 A adolescência é a fase que marca a passagem da infância para a idade adulta, é caracterizada por profundas transformações físicas.

Este crescimento acelerado implica elevado gasto de energia e faz o adolescente comer mais do que o habitual. E ai, quando o assunto é alimentação todos os termos utilizados devem ser bem aplicados:

- todos os alimentos são compostos de nutrientes, exemplo: a cenoura (alimento) faz bem para a visão, na verdade a vitamina A (nutriente) é que tem a função de protegê-la.

- cada nutriente tem uma ou mais função no organismo, estes são classificados em proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

- o bom desempenho das funções orgânicas depende da presença de nutrientes em proporções e quantidades adequadas, exceto o leite materno no primeiro ano de vida, nenhum alimento dispõe de todos os nutrientes.

Na Sabor em Pedaço, as frutas podem ser inseridas na dieta de crianças e adultos na forma de sucos, a variedade e o frescor de cada fruta selecionada hidrata e alimenta de uma única vez!

As frutas in natura também podem ser inseridas como salada de frutas. Outras opções também garantem boa qualidade como geléias, doces e sorvetes, esta última opção deve ser moderada uma vez que a preparação contém quantidades significativas de gordura.

Dicas de como armazenar melhor as frutas:

Antes de armazenar não devemos comprar frutas rachadas, podem estar com sabor alterado;

Nunca lavar as frutas para guardar, pois elas podem mofar mais rápido devido a umidade;

Frutas mais sensíveis (como por exemplo o mamão), devem ficar acima das demais;

Procure consumir as frutas cortadas em até 24 horas, assim suas vitaminas são melhores preservadas.

Fonte: Livro - Crescendo com Saúde. C2 Editora e Consultoria em Nutrição. 1999

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14/04/2011

Sucos: Saúde e Sabor

As frutas são as verdadeiras dádivas do reino vegetal. Deliciosas e nutritivas, as frutas devem ter presença destacada em qualquer dieta saudável. A melhor maneira de consumir frutas é comê-las frescas, de preferência recém colhidas, mas nem sempre isso é possível, especialmente para os que vivem em centros urbanos. Entre esses infelizmente existe um grande número que não têm o hábito do consumo de frutas. Para sanar essa deficiência, é sempre possível começar de algum ponto. A melhor maneira de se começar é pelo consumo dos sucos que fornece todos seus valiosos nutrientes, como as vitaminas, as proteínas e os sais minerais, bem como outras substâncias benéficas ao organismo.

Sucos de frutas são bebidas deliciosas com alto teor de vitaminas A e C, beta-caroteno e bioflavonóides.
Vitamina A - também conhecida como Retinol, exerce importante papel no crescimento e desenvolvimento do corpo, especialmente a visão, membranas das mucosas, sistemas imunológico e reprodutor, o saudável desenvolvimento da pele, cabelos e promove a saúde geral do corpo.
Vitamina C - é uma substância solúvel em água, também conhecida como Ácido Ascórbico, encontrada em todas as frutas. Presente em concentrações privilegiadas nas frutas cítricas (laranjas, limões e tangerinas), caju, abacaxi, acerola e goiaba. É uma das substâncias mais essenciais ao organismo, ajudando ao bom funcionamento do sistema imunológico, facilitando a absorção do ferro, cálcio e potássio. Muito importante na formação do colágeno, que compõe os ossos, cartilagens, dentes e vasos sanguíneos. A vitamina C é responsável pela regulagem de quase todas as funções vitais.
 
Melancia (Cucurbita citrullus)  -  fonte  de  Beta caroteno  e  Bioflavonóides
Beta-caroteno - é o mais conhecido dos carotenóides, as substâncias avermelhadas, alaranjadas ou amarelas que dão essas cores às frutas e vegetais. Beta - caroteno aumenta a eficiência do sistema imunológico, é um poderoso anti-oxidante e apresenta resultados excelentes como preventivo de certos tipos de câncer, como os de mamas, intestinos, próstata, fígado e bexiga. Pode ser armazenada no fígado e transformada em Vitamina A. Como anti-oxidante, combate os radicais livres que são moléculas instáveis, formados como resíduos da ação do organismo ao queimar o oxigênio no processo da respiração e que causam danos às células dos diferentes tecidos do corpo. Todas as frutas amareladas contêm significativas proporções de beta - caroteno, como as mangas (Mangifera indica) e o mamão (Carica papaya). As cenouras (Daucus carota) são especialmente ricas nessa substância. Carência de Beta - caroteno está associada com Síndrome da Fadiga Crônica e a ocorrência de catarata. Beta - caroteno, indicam as pesquisas, combate a ação danosa do colesterol - LDL sobre as paredes dos vasos sanguíneos e previne a ocorrência de acidentes cárdio-vasculares e/ou cerebral-vasculares.
Bioflavonóides - são pigmentos naturais, encontrados nas frutas e vegetais e parecem trazer inúmeros benefícios à saúde. Até o momento são conhecidos mais de 800 bioflavonóides também denominados Vitamina P. Ajudam a prevenir e combater o câncer, são antibióticos naturais e anti-oxidantes. Como os bioflavonóides e a vitamina C estão presentes nos mesmos alimentos, acredita-se que ambos potencializem os efeitos um do outro.
 
Os sucos de frutas também são ricos em minerais essenciais como o ferro, fósforo, sódio, potássio, silício, manganês, magnésio e muitos outros.
 
Além de todas as vantagens nutricionais, os sucos são refrescantes, hidratantes e deliciosos. Nosso país, de clima tropical, é bem dotado de uma variedade de frutas aqui aclimatadas, proveniente de outros países, mas também de frutos da flora silvestre local.
 
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03/03/2011

Suco de laranja. A importância de seu consumo!

Laranja possui alto teor nutricional em vitamina C, poderoso antioxidante que neutraliza os elementos nocivos no interior do corpo. Vitamina C também estimula a absorção do ferro não-heme e, portanto, reduz sua deficiência. A laranja, rica em vitamina C mantém o seu sistema imunitário forte e saudável, pois combate as infeccções.

Um copo de suco de laranja (240 mililitro) abastece 100% ou mais do valor diário de vitamina C necessário. Por que precisamos de vitamina C? Os cientistas acreditam que antioxidantes combatem as moléculas nocivas chamadas “radicais livres”, que contribuem para o aparecimento de várias doenças importantes, incluindo cancro e doenças cardíacas. A vitamina C também contribui para manter colágeno, a substância que ajuda a reparar o tecido corporal.

Sucos cítricos como suco de laranja são fontes naturais de potássio, e como todos os cítricos são livres de sódio e colesterol. Pesquisas mostram que uma dieta equilibrada elevada no setor das frutas e verduras tem baixo teor de gordura e ajuda a manter um peso saudável.

Um estudo demonstrou que beber três copos de suco de laranja por dia aumenta o HDL (“bom”), reduzindo o colesterol LDL (“ruim”) em 21% .
 

Sucos frescos são uma enorme fonte de enzimas. Na verdade, a “frescura” de suco é uma das suas principais características, pois as enzimas são destruídas pelo calor.

Que tal um suco de laranja?
 

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Fabiana Scaglioni
Graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Especialista em Atendimento e Educação Nutricional pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistemicos (CBES) (2009). Atua na área de segurança e qualidade dos alimentos desde 2007.

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