Dicas da nutricionista

12/12/2011

Armazenamento correto dos alimentos

 Armazenamento de alimentos prontos para consumo

Para garantir as boas condições de consumo e evitar a contaminação dos alimentos ou preparações futuramente consumidas, é de fundamental importância que diversos cuidados sejam tomados. Além de ter boa procedência e excelentes condições de higiene durante a manipulação, deve se dar atenção ao armazenamento dos alimentos.

Para esclarecer melhor sobre este assunto segue algumas perguntas e respostas sobre armazenamento de alimentos prontos para o consumo:

1)      Depois de pronto os alimentos podem ficar armazenados em cima do fogão?

Não. O ideal é que esses alimentos sejam armazenados logo após o término da refeição, pois, o rápido resfriamento diminui o risco de contaminação com outros alimentos. Assim, o alimento pronto deverá ter sua temperatura reduzida de 60°C a 10ºC em até duas horas.

2)      Como devo armazenar corretamente os alimentos em minha geladeira ou freezer?

Todos os alimentos devem ser armazenados de preferência em potes plásticos com tampa devidamente limpos, pois o resíduo de alimentos irá contaminar com micro-organismos o alimento.

3)      Depois de prontos, os alimentos podem ser consumidos até quando?

Se esses alimentos estiverem em temperaturas abaixo de 4º C, ou menos, podem ser consumidos em no máximo 03 dias. Se essa temperatura for maior, o tempo deve ser reduzido para garantir as condições higiênico sanitárias.

4)      Como eu devo fazer para descongelar os alimentos?

O descongelamento adequado dos alimentos deve ser feito sobre refrigeração, ou seja, dentro da geladeira, onde a temperatura é baixa, para que não ocorram contaminações e multiplicação dos micro-organismos. Caso necessita fazer o descongelamento rapidamente, pode-se utilizar o forno micro-ondas ou fogão convencional.

Depois de aprender sobre a melhor forma de armazenar os alimentos em casa, não se esqueça que a limpeza e o descongelamento periódicos dos refrigeradores favorecem a melhor conservação dos alimentos, pois, auxiliam na manutenção da higiene e da temperatura.

 

* A Sabor em Pedaço preocupa-se com todos os itens apontados acima. Na loja as frutas manipuladas são armazenadas sob refrigeração, bem como os ingredientes para o preparo das pizzas. Após prontas, as pizzas são conservadas em estufas para manter o sabor e qualidade. Contamos com orientações de profissionais da área para assegurar a higiene alimentar.

Fonte: Portaria 1210 /06; Portaria CVS-6/99; Silva Jr. E. A. Manual do Controle higiênico sanitário em Serviços de Alimentação. Ed. Varela, 2010.

comente esse post (0)
compartilhe Twitter Facebook Orkut Email

Fabiana Scaglioni
Graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Especialista em Atendimento e Educação Nutricional pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistemicos (CBES) (2009). Atua na área de segurança e qualidade dos alimentos desde 2007.

Posts Anteriores

Armazenamento correto dos alimentos Dia das crianças - Adolescente e Alimentação, como melhorar a oferta de frutas? Sucos: Saúde e Sabor Suco de laranja. A importância de seu consumo!
Copyright© 2011 Sabor em Pedaço. Todos os direitos Reservados jota3w - comunicação digital