Dicas da nutricionista

10/10/2011

Dia das crianças - Adolescente e Alimentação, como melhorar a oferta de frutas?

 A adolescência é a fase que marca a passagem da infância para a idade adulta, é caracterizada por profundas transformações físicas.

Este crescimento acelerado implica elevado gasto de energia e faz o adolescente comer mais do que o habitual. E ai, quando o assunto é alimentação todos os termos utilizados devem ser bem aplicados:

- todos os alimentos são compostos de nutrientes, exemplo: a cenoura (alimento) faz bem para a visão, na verdade a vitamina A (nutriente) é que tem a função de protegê-la.

- cada nutriente tem uma ou mais função no organismo, estes são classificados em proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

- o bom desempenho das funções orgânicas depende da presença de nutrientes em proporções e quantidades adequadas, exceto o leite materno no primeiro ano de vida, nenhum alimento dispõe de todos os nutrientes.

Na Sabor em Pedaço, as frutas podem ser inseridas na dieta de crianças e adultos na forma de sucos, a variedade e o frescor de cada fruta selecionada hidrata e alimenta de uma única vez!

As frutas in natura também podem ser inseridas como salada de frutas. Outras opções também garantem boa qualidade como geléias, doces e sorvetes, esta última opção deve ser moderada uma vez que a preparação contém quantidades significativas de gordura.

Dicas de como armazenar melhor as frutas:

Antes de armazenar não devemos comprar frutas rachadas, podem estar com sabor alterado;

Nunca lavar as frutas para guardar, pois elas podem mofar mais rápido devido a umidade;

Frutas mais sensíveis (como por exemplo o mamão), devem ficar acima das demais;

Procure consumir as frutas cortadas em até 24 horas, assim suas vitaminas são melhores preservadas.

Fonte: Livro - Crescendo com Saúde. C2 Editora e Consultoria em Nutrição. 1999

comente esse post (0)
compartilhe Twitter Facebook Orkut Email
 
Envie seu comentário:
Nome (preenchimento obrigatório)
E-mail (preenchimento obrigatório, mas não será publicado)
Website

Fabiana Scaglioni
Graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Especialista em Atendimento e Educação Nutricional pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistemicos (CBES) (2009). Atua na área de segurança e qualidade dos alimentos desde 2007.

Posts Anteriores

Armazenamento correto dos alimentos Dia das crianças - Adolescente e Alimentação, como melhorar a oferta de frutas? Sucos: Saúde e Sabor Suco de laranja. A importância de seu consumo!
Copyright© 2011 Sabor em Pedaço. Todos os direitos Reservados jota3w - comunicação digital