Dicas da nutricionista

14/04/2011

Sucos: Saúde e Sabor

As frutas são as verdadeiras dádivas do reino vegetal. Deliciosas e nutritivas, as frutas devem ter presença destacada em qualquer dieta saudável. A melhor maneira de consumir frutas é comê-las frescas, de preferência recém colhidas, mas nem sempre isso é possível, especialmente para os que vivem em centros urbanos. Entre esses infelizmente existe um grande número que não têm o hábito do consumo de frutas. Para sanar essa deficiência, é sempre possível começar de algum ponto. A melhor maneira de se começar é pelo consumo dos sucos que fornece todos seus valiosos nutrientes, como as vitaminas, as proteínas e os sais minerais, bem como outras substâncias benéficas ao organismo.

Sucos de frutas são bebidas deliciosas com alto teor de vitaminas A e C, beta-caroteno e bioflavonóides.
Vitamina A - também conhecida como Retinol, exerce importante papel no crescimento e desenvolvimento do corpo, especialmente a visão, membranas das mucosas, sistemas imunológico e reprodutor, o saudável desenvolvimento da pele, cabelos e promove a saúde geral do corpo.
Vitamina C - é uma substância solúvel em água, também conhecida como Ácido Ascórbico, encontrada em todas as frutas. Presente em concentrações privilegiadas nas frutas cítricas (laranjas, limões e tangerinas), caju, abacaxi, acerola e goiaba. É uma das substâncias mais essenciais ao organismo, ajudando ao bom funcionamento do sistema imunológico, facilitando a absorção do ferro, cálcio e potássio. Muito importante na formação do colágeno, que compõe os ossos, cartilagens, dentes e vasos sanguíneos. A vitamina C é responsável pela regulagem de quase todas as funções vitais.
 
Melancia (Cucurbita citrullus)  -  fonte  de  Beta caroteno  e  Bioflavonóides
Beta-caroteno - é o mais conhecido dos carotenóides, as substâncias avermelhadas, alaranjadas ou amarelas que dão essas cores às frutas e vegetais. Beta - caroteno aumenta a eficiência do sistema imunológico, é um poderoso anti-oxidante e apresenta resultados excelentes como preventivo de certos tipos de câncer, como os de mamas, intestinos, próstata, fígado e bexiga. Pode ser armazenada no fígado e transformada em Vitamina A. Como anti-oxidante, combate os radicais livres que são moléculas instáveis, formados como resíduos da ação do organismo ao queimar o oxigênio no processo da respiração e que causam danos às células dos diferentes tecidos do corpo. Todas as frutas amareladas contêm significativas proporções de beta - caroteno, como as mangas (Mangifera indica) e o mamão (Carica papaya). As cenouras (Daucus carota) são especialmente ricas nessa substância. Carência de Beta - caroteno está associada com Síndrome da Fadiga Crônica e a ocorrência de catarata. Beta - caroteno, indicam as pesquisas, combate a ação danosa do colesterol - LDL sobre as paredes dos vasos sanguíneos e previne a ocorrência de acidentes cárdio-vasculares e/ou cerebral-vasculares.
Bioflavonóides - são pigmentos naturais, encontrados nas frutas e vegetais e parecem trazer inúmeros benefícios à saúde. Até o momento são conhecidos mais de 800 bioflavonóides também denominados Vitamina P. Ajudam a prevenir e combater o câncer, são antibióticos naturais e anti-oxidantes. Como os bioflavonóides e a vitamina C estão presentes nos mesmos alimentos, acredita-se que ambos potencializem os efeitos um do outro.
 
Os sucos de frutas também são ricos em minerais essenciais como o ferro, fósforo, sódio, potássio, silício, manganês, magnésio e muitos outros.
 
Além de todas as vantagens nutricionais, os sucos são refrescantes, hidratantes e deliciosos. Nosso país, de clima tropical, é bem dotado de uma variedade de frutas aqui aclimatadas, proveniente de outros países, mas também de frutos da flora silvestre local.
 
comente esse post
compartilhe Twitter Facebook Orkut Email
 
Envie seu comentário:
Nome (preenchimento obrigatório)
E-mail (preenchimento obrigatório, mas não será publicado)
Website

Fabiana Scaglioni
Graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Especialista em Atendimento e Educação Nutricional pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistemicos (CBES) (2009). Atua na área de segurança e qualidade dos alimentos desde 2007.

Posts Anteriores

Armazenamento correto dos alimentos Dia das crianças - Adolescente e Alimentação, como melhorar a oferta de frutas? Sucos: Saúde e Sabor Suco de laranja. A importância de seu consumo!
Copyright© 2011 Sabor em Pedaço. Todos os direitos Reservados jota3w - comunicação digital